Artigos Sem categoria

A Lama que quebra as nossas barreiras

Não são as águas de março fechando o verão e é o fim do caminho em muitos corações.  É um projeto de casa, é o corpo na lama. É a lama é a lama é a lama!

São as barreiras construídas para impedir o contato com aquilo que não serve. Tudo que é rejeitado e é irresponsavelmente despejado no colo da Mãe Natureza. E agindo assim acreditamos que a Mãe Terra aceitaria desrespeito e se calaria em seu leito. Não! Jamais ficaria por isto mesmo.

A prática da terapia Constelação Familiar vem me ensinando isto e é extensiva à nossa grande família: o UNIVERSO. E se a Grande Mãe é desrespeitada e desonrada, todos nós sofremos. Voltamos para a terra de onde viemos até aprendermos. E quando pessoas morrem por um movimento desrespeitoso e de descuido, morre também, um pedaço de mim e de você.

Ficamos na lama, juntos, até aprendermos. Com muita dor. E se somos UM não basta saber quem foi que fez. Não basta saber quantas vidas se foram e quantas ficaram no sofrimento pelas que foram. Não há resposta que baste.

Todos nós respondemos. Respondemos pela lama de corrupção, respondemos pela lama de aceitação, de acomodação, de lamentação. Respondemos pela falta de ação e, muitas vezes, respondemos por ficarmos na arquibancada esperando o alarme tocar. Então viramos a vítima. Desculpem-me por estar sendo tão dura. E é preciso falar e é preciso escutar.

Tudo isto ecoa em você, ecoa em mim e uma voz que grita dizendo CHEGA!

Chega de descaso, chega de fazer e não responder pelo que faz. Chega de dizer que não viu, que não ouviu e de que precisamos disso para trazer desenvolvimento para avançar. Precisamos sim de envolvimento humano. E isto significa incluir os Seres Humanos. Desenvolvimento é para máquina. Para aquilo que não se envolve. Precisamos incluir tudo e todos. Precisamos nos envolver. Agora é hora de refletir sobre o que realmente importa.

A Mãe Terra não aceita desrespeito. Ela devolve e nem sempre nas mesmas proporções de que recebe, pois, sempre dá mais do que recebe. Esta é uma das ordens do amor.

E o que realmente importa se as portas se fecham e as barreiras se quebram e tudo vira lama? Estamos todos, TODOS, sendo convidados a sair da lama. A olhar para a lama onde nos encontramos e retirar tudo aquilo que está por baixo!

Precisamos ir sem pressa e sem perder tempo! Agora é tirar a lama que tapa os nossos olhos e deixa os nossos corpos inertes, aprisionados e exigir respeito à vida!

A vida do nosso planeta, da Mãe Natureza onde estamos inseridos em seu grande ventre!

A Tv escancara a que ponto chegamos e, muito simbolicamente, traz a imagem de onde nos encontramos! Na lama!

Está na hora de lavarmos os nossos pés e caminharmos de forma íntegra e de cabeça erguida! Está na hora de exigirmos, cada um de nós, na medida em que nos sentirmos desrespeitados.

Não há tempo para o silêncio, pois tudo será revelado. O que estiver debaixo da lama vai aparecer para que juntos, aprendendo a ser solidários e compreendendo o quanto a dor do outro nos afeta, agirmos em prol da coletividade.

Não existe mais a casa, o carro, o restaurante, o pássaro, a árvore. Existe nós. Nós somos UM e precisamos agir com o mesmo respeito que desejamos que outro tenha para conosco.

Quando começo a perceber que eu poderia estar naquela situação, que aquele que está na lama poderia ser eu, o meu filho, a minha mãe eu começo a olhar para o espelho de forma diferente. Eu começo a ampliar o meu olhar para além do espelho e ver ali muitos de mim. Vejo você em mim e eu em você.

Porque viemos do mesmo ventre e a mãe é uma só: TERRA!

Artigo publicado no jornal Diário de Ilhéus em O1/2/2019 e no blog do Thame em 02/02/3019 em http://www.blogdothame.blog.br/v1/2019/02/02/a-lama-que-quebra-as-nossas-barreiras/#more-86148

um comentário

  1. Fantastico e faço estas mingas palavras. Acrescentaria que por estarmos tanto tempo nesta lama, ela secou e virou um cimento e será necessário muito trabalho muito impenho e muita vontade pra quebrar esses torrões compactados ha muito por mentes decrepitas e ignobeis vindas de todas as partes. SOMOS TERRA MÃE E SÓ TEMOS UMA PRA VIVER.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: