Artigos Sem categoria

As nossas vocações

A palavra Vocação vem do Latim  VOCATIO. Que significa  “um chamamento”, de VOCATUS, “pessoa chamada”.

Vocação é aquilo que chama a nossa Alma e diz: vem, vem fazer o que você veio fazer, com prazer, com alegria! Vem cumprir a sua missão na Terra! E independente do que seja, a gente se sente feliz e revigorado a cada dia . É uma verdadeira diversão.

Acredito que, ao longo dos anos da nossa existência, podemos desenvolver várias habilidades e competências para ampliar as possibilidades de atuar no mundo e se manter presente.

Por outro lado, sinto que apenas desenvolver novas habilidades e competências não é o suficiente quando estão desassociadas das nossas reais vocações, e  podem gerar acomodação e impedimento para que a expressão do nosso ser se manifeste de forma íntegra.

E fico a pensar que se assim é com o ser humano, assim também deve ser com a nossa Grande Mãe Terra. Cada pedacinho dela, de acordo com as suas condições geográficas, climáticas, humanas e tantas outras, revela uma vocação que será expressa, na sua integridade, na medida em que quem nela reside a respeita e a honra.

Honrar a Terra, em toda a sua dimensão, é honrar cada parte dela e respeitar as suas vocações.

Você já se perguntou qual é a vocação do local em que habita? Você já observou se ele está em harmonia com a sua missão de existência?

Se ainda não fez isto passe a observar, e inclua na sua observação a percepção sobre o que vem acontecendo nos lugares que são invadidos por vocações que não lhes cabem.

Observe a resposta da Mãe Terra, por mais dolorosa e dura que seja, às manifestações ilícitas de nós homens para com ela. As invasões, a implantação de projetos fora das vocações do local. O sofrimento que isto vem causando às pessoas que habitam no local e que também buscam cumprir a sua missão tal qual o seu lugar e as pessoas que desempenham papeis fora das suas vocações no local.

Se imagine fazendo algo que você não gosta. Que você não se  identifica e faz por que acredita que se não fizer morre, pois não tem do que sobreviver. E depois de tantos intempéries, compreende que o dinheiro fora do contexto da expressão da Alma lhe adoece e lhe entristece. E percebe que se fosse atrás do seu sonho, quem sabe, estaria mais feliz.

Que bicho é o homem que a todo momento desrespeita as suas vocações por conta de tostões e “cospe”, maltrata e desrespeita a Grande Mãe achando que vai ficar por isto mesmo?

A vocação é uma invocação à nossa Alma e da Alma coletiva da Grande Mãe Terra.

A vocação da região Sul da Bahia está mais que claro, para mim, que é o cacau, o chocolate, o turismo, a biodiversidade, o espetáculo da expressão da natureza como a dança dos golfinhos,  as baleias e o canto dos pássaros!

Existe  um movimento para a implantação em Ilhéus de um porto e uma ferrovia voltados principalmente para o minério de ferro, com  alegação de que com eles estarão promovendo o desenvolvimento da nossa região.  É uma grande ilusão. Projetos fora da nossa vocação nos faz adoecer.

Já imaginaram vagões abertos transportando e espalhando minério de ferro nessa nossa região cheia de encantos? Já se imaginou respirando este ar? Já se imaginou se alimentando de minério de ferro?

Pois é isto que está acontecendo em Vitória do Espirito Santo com o Porto de Tubarão. Um pó preto sendo despejado no ar e no mar.

Estamos desejosos de uma  ferrovia para transportar turistas para conhecerem o processo de fabricação do chocolate da árvore ao produto. Já imaginaram?

A vocação do lugar onde vivemos nos chama para preservar o que há de mais sagrado neste planeta: a Vida!

Convido a todos para o ManiFesta! Sul da Bahia Viva que acontecerá no dia 27 de agosto das 13h às 18h, no Fórum de Ilhéus, na Avenida Osvaldo Cruz, 500. Daremos um grande SIM à VIDA!

Artigo publicado no jornal O Diário de Ilhéus em 23/08/2019 e no blog do Thame em http://www.blogdothame.blog.br/v1/2019/08/24/as-nossas-vocacoes/ em 24/08/2019

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: