SE – Experiência Somática

Na medicina dos antigos, quando as pessoas adoeciam, eram levadas aos templos do Deus Esculápio. O Deus romano da medicina e da cura.
 
Os doentes vinham de longe, de uma longa jornada e após passar por rituais preparatórios e de purificação criava-se um campo propócio para a cura. O paciente era preparado durante semanas para vivenciar a noite decisiva da sua estadia. 
 
Neesta noite especial, em um lugar também especial do templo, ele se deitava enquanto a atmosfera era preparada por meioi da luz e das essências perfumadas correspondentes, e finalmente adormecia. 
 
Durante o sono é que como dizia o ditado, era que o Senhor dava o que lhe correspondia. Ou seja, o paciente sonhava com a solução do seu problema. Ou ele via diretamente imagens que surgiam diante de si, ou o Deus Esculápio apareceia diante dele e lhe dava a entender por onde o seu caminho se dirigia. 
 
Embora essa pareça ser uma visão ingênua para o nosso tempo era assim que essa medicina promovia a cura. Com simplicidade e ao mesmo tempo profundidade e autonomia. 
 
Assim é a Experiência Somática. De forma consciente essa abordagem ajuda o cliente a acessar o seu canal de cura percebendo as suas sensações, chamamos isto de sensopercepção e a lidar com as suas estratégias de sobrevivência: lutar, fugir, ficar imobilizado e deixar o seu sistema descarregar. 
 
Conheça um pouco desta abordagem por meio deste video escutando a fala do seu criador Peter Levine.
Conheça um pouco da Experiência Somática ouvindo o seu criador!

A Experiência Somática (SE – Somatic Experiencing) foi criada por Peter Levine, médico e terapeuta americano, PhD em Psicologia e Biofísica Médica que há mais de 40 anos se dedica ao estudo do trauma.

É uma abordagem, psicobiológica, naturalista que tem como eixos norteadores a Ethologia, que é o estudo do comportamento dos animais selvagens em seu habitat, a Neurociência, que diz respeito ao sistema nervoso e a Sensopercepção, que é a percepção consciente do que acontece com o nosso corpo.

É uma abordagem excelente para pessoas com transtornos pós-traumáticos (TEPT), pânico, transtornos ansiosos, dores crônicas, dentre outros.

Existem três formas de regular o nosso sistema emocional. A primeira é por meio do Sistema Nervoso Autônomo, buscando o equilíbrio entre a ação e a pausa; segundo por meio do sistema endócrino, que é o responsável pelo nosso sistema hormonal, e isto pode ser feito por meio da nossa alimentação, de medicamentos, etc e a terceira é por meio do corpo.

A Experiência Somática tem como estratégia ajudar o corpo a perceber as sensações, senti-las e criar uma escuta para estabelecer um diálogo entre mente e corpo e assim estabilizá-lo.

Se desejar conhecer este fantástico recurso entre em contato comigo por meio do meu Whatsapp.

Clique no link abaixo:

http://bit.ly/WhatsEulina

%d blogueiros gostam disto: